Kortrijk – uma cidadezinha no interior da Bélgica

Kortrijk em neerlandês e em francês Courtrai (se fala cortrêk). Uma cidadezinha no interior da Bélgica de apenas 200.000 habitantes e muita, mas muita beleza pra oferecer.

Meus pais moraram lá há uns 20 anos durante um curto período por causa do trabalho do meu pai e, como a Bélgica estava incluída no nosso roteiro na última vez que fomos à Europa, decidimos que iríamos visitar o interior e ficar em Kortrijk.

A maioria das pessoas que visita a Bélgica visita a capital Bruxelas, Bruges e no máximo Gent, a cidade universitária mais badalada do país, mas não conhece o resto das cidadezinhas que tem ali por perto e não sabem o que estão perdendo. Como tínhamos alugado carro, pudemos ver muita coisa legal, e pelo fato de meus pais já terem morado lá, eles conheciam a Bélgica e as estradas muito melhor que a maioria dos turistas.

IMG_3574 IMG_3583

Estávamos lá na época da Copa do Mundo e a cidade estava toda enfeitada.

No total, apenas na Bélgica, visitei seis cidades: Kortrijk, Antuérpia, Waterloo, Bruxelas, Bruges e Gent e a minha favorita, por incrível que pareça, foi Kortrijk. Brugues eu já conhecia e pra mim era a cidade mais fofa do mundo, mas mudei de opinião nessa viagem.

Kortrijk é uma cidade bem pequena, com um comércio de rua ótimo, um shopping muito bom (de cidade grande), restaurantes excelentes e todo aquele clima de cidadezinha de interior: feirinha no domingo, todo mundo se encontra na praça e o meio de locomoção mais usado é a bicicleta (#sonho).

Quem conhece Brugges e se apaixonou achando que estava em um filme medieval com todos aqueles castelinhos, lindas praças e construções, precisa conhecer Kortrijik.

O único ponto ruim é que tudo lá fecha muito cedo. Às 18 horas (no verão :O) não víamos mais ninguém na rua, apenas nos bares e pubs fechados, mas passeando na rua era muito difícil ver mesmo com o dia claro. Ou seja: é uma cidade para ficar 1, 2 dias e depois partir para um lugar mais badalado como Gent, que fica a 42 km, ou Bruxelas.

Onde ficar em Kortrijk?

Post com todos os detalhes de onde ficar em Kortrijk aqui.

O que fazer em Kortrijk?

O bacana da cidade é curtir os restaurantes, bares e pubs à noite e durante o dia conhecer a Grote Markt, a praça principal da cidade; o Broeltowers, o principal cartão postal; a Igreja de Saint Martin; o shopping K in Kortrijk que tem várias lojas de artigos de cozinha e casa, além de muitas lojas de marcas belgas; o City Hall e Artillery Tower.

Ficamos 4 dias na “cidade”: 1 e meio dedicados apenas para ela e os outros fomos para cidadezinhas vizinhas como eu havia falado e achei assim o ideal (fomos até em um mosteiro que produz cervejas, mas isso é história para outro post 🙂

Leia também

Bruges e Gent em um dia

Curso de francês em Paris – Parte 1

Curso de francês em Paris – Parte 2

Albertina, o museu mais lindo do mundo em Viena

Comentário(s)

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *