O que fazer em Bologna em 1 dia

Quando estava planejando minha viagem para Milão já sabia que queria ir algum dia em uma cidade do interior da Itália. Não conhecia Milão, mas conhecia Florença e Roma, que comparadas à capital são menores, mas ainda cidades bem grandes. Acredito que as cidades do interior, por mais turísticas que sejam, tem um ar diferente, são mais aconchegantes. Depois de pesquisar muito, principalmente os mapas, decidi, então, que um dia eu faria um “bate-volta” em Bologna, cidade perto de Milão, que tinha coisa interessante pra ver e o preço da passagem ajudou bastante. Comprei.

IMG_0960
A Fontana del Nettuno
Então, o que fazer em Bologna em 1 dia?

Cheguei em Bologna na estação de ônibus que não tem uma aparência muito boa e fiquei meio perdida. Não via um “fluxo de turista” na região onde estava, mas sabia onde queria ir e fui perguntar onde era a Via dell’Indipendenza.

A avenida principal da cidade é a Via dell’Indipendenza. É lá que tudo acontece e, claro, onde as principais lojas estão. E no quesito “lojas” Bologna me surpreendeu. Não esperava encontrar tanta loja boa como encontrei. E as mais famosas também estão por lá, Zara, H&M e até Apple!

IMG_0971
A Via Indipendenza.

Seguindo a Via dell’Indipendenza cheguei à Piazza Maggiore. Essa é a principal praça da cidade. Lá encontramos a Fontana del Nettuno, o Palazzo d’Accursio (prédio da prefeitura com obras de arte e com entrada gratuita) e a Basilica de San Petronio, (também com entrada gratuita).

IMG_0951 IMG_0961

A outra avenida importante da cidade é a Via Francesco Rizzoli, que muda para Via Ugo Bassi, também onde estão várias lojas e restaurantes.

IMG_0969
As “Duas Torres” Garisenda e Asinelli, respectivamente

Outro símbolo da cidade são as “Duas Torres“, Garisenda, a mais baixa de 48 metros e a Asinelli, a mais alta, com 97 metros e 498 degraus. 40 desses podem ser subidos a pé pela quantia de 3 euros para admirar a vista, que, não vi, mas sei que é linda.

Bologna, como toda cidade na Itália tem uma culinária especial. Ao lado das Duas Torres está a Gianni, que já venceu o prêmio de melhor gelateria do ano diversas vezes. E o gelato de lá é mesmo maravilhoso, não pode deixar de tomar! O Mercato di Mezzo é um mercado como o Eataly (que também está presente na cidade) e é muito agradável, cheio de massas frescas e muita cerveja.

IMG_1676  IMG_1683

Um outro ponto de Bologna muito visitado é a Basílica de Santo Stefano que contempla sete igrejas e é conhecida como a Jerusalém de Bolonha.

Onde comer em Bologna:

Pizzaria barata, mas muito famosa – Pizzeria Due Torri (Str. Maggiore, 3/2/A, 40125)

Mercado para comer e comprar – Eataly, o mercado italiano mais famoso do mundo também está em Bologna (Via Degli Orefici, 19) e o Mercato di Mezzo (Via Francesco Rizzoli, 9)

Gelato – Gelateria Gianni (Via Monte Grappa, 11)

Para passear: 

Via dell’Indipendenza

Ugo Bassi

Clavature, uma ruela super aconchegante e cheia de restaurante

Leia também

O que fazer em Washington em 1 dia

Six Flags, New Jersey – como ir e o que fazer

Bruges e Gent em um dia

Kortrijk – uma cidadezinha no interior da Bélgica

Segóvia, parada obrigatória perto de Madrid

Comentário(s)

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *