Sachsenhausen, campo de concentração perto de Berlim

Já falei aqui algumas vezes sobre o quanto sou interessada pela história da Segunda Guerra Mundial. Em todas minhas viagens pela Europa procuro visitar museus, seja onde for, para saber um pouquinho mais sobre a Guerra, além de ler livros e ver filmes que contam mais sobre o assunto. Visitar um campo de concentração estava na minha listinha há um tempo e quando decidi que iria para a Alemanha decidi que iria também para algum campo.

Os mais conhecidos, Auschwitz e Treblinka foram campos de extermínio, portanto precisavam ficar longe das principais cidades, já que as pessoas não poderiam saber do que ocorria lá de fato. Como eu só iria para Berlim sabia que teria que visitar algum campo mais próximo e o mais famoso próximo da capital da Alemanha é o Museu e Memorial Sachsenhausen.

Sachsenhausen, campo de concentração perto de Berlim

IMG_1032 img_1050

Como ir de Berlim para Sachsenhausen:

O campo fica bem próximo de Berlim, aproximadamente 45 minutos de trem (S-Bahn) até Oranienburg. Você vai chegar no centro de uma cidadezinha do interior muito simpática e a quantidade de turistas por lá é, obviamente, enorme. É até difícil se perder, mas após chegar em Oranienburg logo na frente da estação de trem tem um ponto de ônibus onde é possível pegar o 804 até Gedenkstätte (parada do Sachsenhausen) ou caminhar, que foi a opção que escolhi. No dia que fui o ônibus demorou muito e eu e mais um grupo de umas cem pessoas que estavam por lá fomos andando e demorou mais ou menos 25 minutos. O ticket do S-Bahn custa 3 euros e do ônibus 1,40 euros.

img_1034 img_1035

A entrada para o campo e o museu é gratuita, mas aconselho alugar um audioguide por 3 euros que com certeza fez muita diferença por ser muito explicativo e deixar tudo mais claro. O mapa também é essencial para entender todo o campo que é bem grande.

img_1036 img_1037

Depois de passar da entrada que é onde deixamos as bolsas em lockers e alugamos o audioguide tem um caminho para a entrada do campo e a experiência começa ali, vendo todas aquelas imagens, depoimentos e frases nos muros. Ao chegar na entrada do campo de fato vemos um portão de ferro entreaberto com a famosa frase “Arbeit Macht Frei” (O trabalho liberta) que existia em todos os campos.

img_1043-001 img_1045

O campo é muito grande e dividido em várias “alas”, todas muito preservadas que nos dá uma noção ampla de como era a estrutura do Sachsenhausen.

img_1052 img_1055

Vários itens dos prisioneiros do Campo estão no museu.

img_1054 img_1060

Foi uma das experiências mais impactantes e chocantes que já vivi. A energia de um campo de concentração é tão pesada que dá para sentir. É impossível não se emocionar e não se sentir mal, mas é muito interessante e ver com os próprios olhos nos sensibiliza mais para o mundo. Quem tiver a oportunidade não pode deixar de ir.

img_1066 IMG_1073

Memorial and Museum Sachsenhausen

Endereço: Strasse der Nationen 22, 16515 Oranienburg

Funciona todos os dias de 8:30 às 16:30

Leia também

Hostel em Berlim bom e bem localizado

Copenhagen para Berlim de ônibus

Visitando um bunker da Segunda Guerra em Berlim

Anne Frank House – a melhor forma de visitar

Comentário(s)

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *